quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dá-lhe Brasillllllll

Taí uma boa causa. Apoiar a seleção brasileira e levantar a moral dos jogadores no jogo contra a seleção de Portugal amanhã. Afinal, além de futebol ser paixão nacional, não está nos cânones do exercício da profissão desencadear uma campanha contra a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo 2010.

O jornalista sempre foi e será sempre responsável pela informação e não a estrela do evento. Ainda que esteja em frente às câmeras, ele deve informar e ter responsabilidade sobre  que faz.

Nenhuma rede, nem mesmo a Rede Globo, tem o direito de fazer pressão psicológica e tentar desqualificar um técnico de futebol ou mesmo uma seleção, apenas porque não pode exercer a sua hegemonia sobre os demais noticiários.

Chuvas de e-mais dão conta de um pedido de boicote a Globo, como protesto contra a perseguição que o veículo de comunicação está promovendo contra o técnico Dunga. Perseguição, diga-se de passagem de baixo nível, afinal de contas entrevistar psicanalista para atacar o Dunga é querer desestabilizar a própria seleção brasileira.

Um tiro no pé. Afinal quem mais está lucrando é ela, que segundo o blog de Daniel Castro, está faturando alto. Veja o que diz Daniel Castro: "A alta mais impressionante é a da Globo. A rede líder deve elevar suas receitas em 40% no semestre. Isso é totalmente fora do parâmetro da emissora. Historicamente, quando a Globo cresce muito em um semestre, cresce 10%, 12%".

"Se atingir a expectativa de seu departamento comercial, a Globo encerrará o primeiro semestre de 2010 com um faturamento de R$ 4,9 bilhões, um recorde absoluto. A expectativa inicial da Globo era crescer 30% no semestre". Confira no endereço: http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/2010/06/14/com-economia-aquecida-e-copa-globo-deve-crescer-40/

A TV Uol também fala sobre o assunto, no TV uol. Veja o vídeo:

O assunto está rendendo e os blogueiros estão de olho na polêmica e registrando o boicote, capitaneado por Brizola Neto, que defende um dia sem globo, na partida de amanhã contra a seleção de Portugal.

O texto do blog nós reproduzimos abaixo:

Campanha convoca boicote à 
TV Globo em jogo do Brasil na Copa

Esta madrugada “bombou” no twitter a palavra de ordem #diasemglobo, que estimula as pessoas a verem o jogo entre Brasil e Portugal, sexta-feira, em qualquer emissora que não a Globo. Não é uma campanha de “esquerdistas”, de “brizolistas”, de “intelectuais de esquerda”. É a garotada, a juventude.

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço, via Vermelho

Também não é uma campanha inspirada na popularidade de Dunga, que nunca tinha sido nenhuma unanimidade nacional. Na verdade, isso só está acontecendo porque um episódio sem nenhuma importância — um técnico de futebol e um jornalista esportivo terem um momento de hostilidade — foi elevado pela própria Globo à condição de um “crime de insubordinação” inaceitável por ela.

As empresas Globo ontem, escandalosamente, passaram o dia pressionando a Fifa por uma “punição” a Dunga. Atônitos, os oficiais da Fifa simplesmente perguntavam: “mas, por que?”

A edição do jornal do grupo Globo, hoje, só não beira o ridículo porque mergulha nele, de cabeça. O ódio a qualquer um que não abaixe a cabeça e diga “sim, senhor” a ela é tão grande que ela não consegue reduzir o episódio àquilo que ele realmente foi — uma bobagem insignificante.

Não, ela se levanta num arreganho autoritário e exige “punição exemplar” para técnico da seleção. Usa, logo ela, uma emissora de tanta história autoritária e tão pródiga em baixarias, a liberdade de imprensa e os “bons modos” como pretextos, como se isso ferisse seus “brios”.

Há muita gente bem mais informada do que eu em matéria de seleção que diz que isso se deve ao fato de Dunga ter cortado os privilégios globais no acesso aos jogadores. E que isso lhe traria prejuízos, por não “alavancar” a audiência ao longo do dia.

Lembrei-me daquele famoso direito de resposta de Brizola à Globo, em 1994.
Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país.

Todos sabem que critico há muito tempo a TV Globo, seu poder imperial e suas manipulações. Mas a ira da Globo, que se manifestou na quinta-feira, não tem nenhuma relação com posições éticas ou de princípios.É apenas o temor de perder o negócio bilionário que para ela representa a transmissão do Carnaval. Dinheiro, acima de tudo.

Pois o arreganho autoritário da Globo, mais do que qualquer discurso, evidenciou a tirania com que a emissora trata o evento esportivo que mais mobiliza os brasileiros mas que, para ela, é só um milionário negócio.

Dunga não é o melhor nem o pior técnico do mundo, nunca foi um ídolo que empolgasse multidões. A sociedade dividia-se, como era normal, entre os que o apoiavam, os que o criticavam e os que apenas torciam por ele e pela seleção.

A Globo acabou com esta normalidade. Quer apresentá-lo como um insano, um louco incontrolável. Nem mesmo se preocupa com o que isso pode fazer no ambiente, já naturalmente cheio de tensões, de uma seleção em meio a uma Copa do Mundo. Ela está se lixando para o resultado deste episódio sobre a seleção.

De agora em diante, a Globo fará com Dunga como que fez, naquela ocasião, com a Passarela do Samba, como descreveu Brizola naquele “direito de resposta”: “quando construí a passarela, a Globo sabotou, boicotou, não quis transmitir e tentou inviabilizar de todas as formas o ponto alto do Carnaval carioca.”

Vocês verão – ou não verão, se seguirem a campanha #diasemglobo – como, durante o jogo, os locutores (aquele um, sobretudo) farão de tudo para dizer que a Globo está torcendo para que o Brasil ganhe o jogo. Todo mundo sabe que, quando se procura afirmar insistentemente alguma coisa que parece óbvia, geralmente se está mentindo.

Eu disse no início que esta não é uma campanha dos políticos, dos intelectuais, da “esquerda” convencional. Não é, justamente, porque estamos, infelizmente, diante de um quadro em que a parcela politicamente mais “preparada” da sociedade desenvolveu um temor reverencial pelos meios de comunicação, Globo à frente.

Políticos, artistas, intelectuais, na maioria dos casos – ressalvo as honrosas exceções – têm medo de serem atacados na TV ou nos jornais. Alguns, para parecerem “independentes e corajosos”, até atacam, mas atacam os fracos, os inimigos do sistema, os que se contrapõem ao modelo que este sistema impôs ao Brasil.

Ou ao Dunga, que acabou por se tornar um gigante que nem é, mas virou, com o que se faz contra ele. Eu não sei se é coragem ou se é o fato de eu ser “maldito de nascença” para eles, mas não entro nessa.

O que a juventude está fazendo é o que a juventude faz, através dos séculos: levantar-se contra a tirania, seja ela qual for. Levantar-se da sua forma alegre, original, amalucada, libertária, irreverente e, por isso mesmo, sem direção ou bandeiras “certinhas”, comportadas, convencionais.

A maravilha do processo social aí está. Quem diria: um torneio de futebol, um técnico, uma rusga como a que centenas ou milhares de vezes já aconteceu no esporte, viram, de repente, uma “onda nacional”.

Uma bobagem? Não, nada é uma bobagem quando desperta os sentimentos de liberdade, de dignidade, quando faz as pessoas recusarem a tirania, quando faz com que elas se mobilizem contra o poder injusto. Se eu fosse poeta, veria clarins nas vuvuzelas.

Essa é a essência da juventude, um perfume que o vento dos anos pode fazer desaparecer em alguns, mas que, em outros, lhes fica impregnado por todas as suas vidas. E a ela, a juventude, não derrotam nunca, porque ela volta, sempre, e sempre mais jovem. E é com ela que eu vou.

PS: A colaboração do Viomundo será o compromisso de informar em primeira mão o resultado da audiência da transmissão do jogo; a Globo deu 45 pontos de média no primeiro jogo e 41 pontos no segundo, contra 10 pontos da TV Bandeirantes.
Veja a matéria no endereço eletrônico

E ainda:

O blog Viomundo reproduz a matéria da Globo, que dirige a metralhadora para Dunga e o jogador evangélico Kaká. A matéria pode ser acessada no link: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-globo-usa-psicanalistas-para-dizer-que-dunga-tem-mania-de-perseguicao.html

Também no You tube:
 


O Globo usa psicanalistas para dizer que Dunga tem mania de perseguição
E se o destempero entrar em campo?
Psicanalista teme que atitude exaltada do treinador seja incorporada pelos jogadores

Fernanda Thurler, em O Globo, 22/06/2010

Antes de cada partida da Copa, os primeiros a entrar em campo são os que carregam a bandeira do jogo limpo. Mas tal espírito esportivo, tão valorizado no Mundial, parece que ainda não foi incorporado pelo técnico Dunga. Depois dos destemperos do treinador durante e depois da vitória, psicanalistas avaliaram como o comportamento de Dunga pode prejudicar o trabalho dos jogadores dentro dele. Kaká, irritadiço e expulso no final da partida, foi um dos exemplos dessa nova cara da seleção.

– A tendência é de que o jogador se identifique com o técnico. A provocação e a catimba fazem parte do esporte. Se não houver tranquilidade, qualquer atitude será motivo para alteração — analisou Sérgio Nick, diretor da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi). — Dentro de campo, o atleta pode ver provocação onde não existe e ter um comportamento mais exaltado que provoque até uma expulsão.

A psicanalista Alice Bittencourt critica a falta de preparo:
– Ele (Dunga) se sente perseguido. As vitórias mostram que ele está no caminho certo. Portanto, ele precisa se acalmar. Quando ele aceitou o cargo, sabia o que ia enfrentar.

– Saber lidar com as críticas faz parte da preparação de um técnico — reforça a psicóloga Andreia Calçada. — Se o clima é esse quando o time ganha, se o Brasil perder, Dunga será massacrado. É hora de levantar a bandeira branca.
Para o psicanalista Chaim Katz, a reação de Dunga é consequência de seu autoritarismo:

– Ele quer mostrar quem manda de verdade. O que ele diz é certo e ninguém pode questionar. Mas esse comportamento não é exclusivo do técnico, existe em todos que têm poder. E os resultados positivos da seleção mostram que Dunga, de certa forma, está certo e dão mais força para ele manter esse comportamento.

Acompanhe as notícias da Copa 2010 no endereço eletrônico:
http://esportes.r7.com/copa2010/noticias/cristiano-ronaldo-e-deco-nao-devem-jogar-contra-o-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário