segunda-feira, 3 de maio de 2010

Suicídio (Testemunho pessoal - II)

Tentei suicídio duas vezes e sei o que se passa na cabeça de um suicida. Uma dor insuportável diante das frustrações da vida e o sentimento de impotência diante de um problema que consideramos insolúvel. A pessoa acredita que a morte  é a única forma de acabar com o sofrimento.

Não fosse a providência divina e não estaria aqui hoje desfrutando da alegria e da felicidade de uma vida ao lado do senhor Jesus.Por isto não julgo e não considero um ato de covardia, mas sim um ato de desespero e falta da luz de Deus iluminando o caminho da pessoa.

Naquela época, aconteceu entre os meus 19 a 23 anos, eu ouvia vozes e via vultos de pessoas. Estava muito envolvida com prática do espiritismo e esoterismo. Os amigos cuidavam de mim. Lembro que quando cheguei do hospital, depois de ter passado por todas as humilhações (até as enfermeiras eram agressivas, felizmente o atendimento paramédico hoje está mais humanizado), fui para a casa de Iara e Carpiu, dois amigos que tiveram muita paciência.

Exalava do meu corpo o odor forte de creolina, havia misturado dois tipos de veneno e bebido, e felizmente um componente químico de um veneno reagiu com o outro, anulando o seu efeito letal), mas tive queimaduras no exôfago.

No trabalho os colegas de A Tribuna me tratavam com muito carinho, eles cuidavam muito de mim, e praticamente me escoraram, até eu conseguir me recuperar e voltar à plena atividade. Estava atordoada e assustada com a repercussão que o Caso Argolas tinha gerado. Não tinha estrutura psicológica e nem tanta experiência na área de jornalismo pra suportar a repercussão dos fatos.

Chico Flores mobilizou a redação, pra variar, e com o apoio deles, Rogério Fabrino, Ronilo Bissoli (in memoriam), Rose Duarte, Namy Chequer, Vitorina Gonçalves, Salomé, Marien Calixte, Terezinha, Rubinho Gomes, Rita Tristão, só para citar alguns, eu voltei à plena atividade.

Mas embora eu tivesse muitos companheiros de trabalho legais, dentro de mim existia uma lacuna, tanto na minha vida emocional e sentimental. As filosofias esotéricas e todo o conhecimento de literatura e poesia não me ajudavam, só me levavam cada vez mais pro fundo do poço.

O alarme soava quando eu começava a ler, insistentemente, Augusto dos Anjos e Clarice Lispector, porque o nihilismo vinha à flor da pele. Para quem buscava uma solução na vida, eu encontrava veneno em doses homeopáticas.

 A jornalista Maura Fraga, na época do Caso Argolas, quiz me levar para a igreja que frequentava, e me deu muito carinho e apoio. Maura foi quem me deu a primeira Bíblia, já em 1992, quando trabalhamos juntas na Assessoria de Governo, na época de Albuino. José Nunes também me deu apoio, pois ele já tinha vivido processo semelhante.

O pano de fundo era a depressão que me acompanhava como se fosse uma sombra. Pensei em ir embora do Espírito Santo, e achava que em outro lugar fosse possível recomeçar. Mas era ilusão.

A mudança dentro de mim só foi acontecer quando começei a trilhar os passos de Jesus. Uma obreira da Igreja Universal me levou a uma reunião no bairro Jardim Colorado. Depois assisti a outros reuniões, mas só consegui me  libertar de tudo quando assumi um compromisso com Deus em ir aos domingos buscar o Espírito Santo.

A minha intenção em revolver esses escombros não é outro senão dizer que o amor de Deus nos faz superar tudo. Somos humanos e precisamos do carinho, afeto e compeensão das pessoas, dos nossos familiares, mas o primeiro na nossa vida tem que ser o Senhor Jesus.

É preciso resistir aos pensamentos de morte, porque são dardos lançados pelo maligno, que nos colocam na contramão da fé e da salvação das nossas almas. A única arma para vencer este mal é o Espírito Santo. Em Efésios 6:11,12, está escrito:" Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." 

Estratégia do mal - Levar uma pessoa ao suicídio é uma estratégia do diabo e uma forma de levá-la, mais depressa, para o inferno. É a tecla de atalho para o lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Exemplos na Bíblia mostram em que circunstâncias alguns se deixaram dominar pelo desejo de morte.

Um exemplo foi o rei de Israel, Saul, que foi possuído por um espírito do mal, como está escrito em 1 Samuel 16: 23: "E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele." O fim de Saul foi trágico: lançou-se contra a espada de seu perseguidor, suicidando-se. Não foi diferente com Judas, que depois de ter traído Jesus e o entregá-lo à morte na cruz, se enforcou.

O Bispo Macedo fala sobre o assunto no seu blog, dando a chave para que a porta do inferno seja fechada definitivamente: "Eu tenho uma sugestão: Se você pensa em suicídio; se estas palavras são o retrato do que você está vivendo neste momento, então, experimente fazer um pacto com Deus. Seja sincero para com Aquele que é o criador de toda a vida. Diga a Ele que, se de fato existe e é real, então, que mude sua história para a vida ou para a morte de uma vez!
Se houver sinceridade nesse pacto sua vida nunca mais será a mesma. Creia nisso, e você, sem sombra de dúvida, encontrará a paz que tanto almeja! Leia mais sobre o que ele escreveu nos links: Suicídio -  http://blog.bispomacedo.com.br/2009/10/07/suicidio/, e Suicídio II - http://blog.bispomacedo.com.br/2009/10/18/suicidio-ii/

Organização Mundial de Saúde -Uma matéria publicada no jornal Correio Brasiliense, há quatro dias atrás, mostra que em todo o planeta, cerca de 850 mil vidas se suicidam a a cada ano, e que no Brasil existem 17 milhões de pessoas com depressão. Reproduzimos, abaixo, trecho da reportagem com o psiquiatra e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Rafael Boechat:

"O psiquiatra Rafael Boechat observa que, ainda que a depressão seja muito mais comum do que doenças muito temidas pela população, como o câncer e a Aids, as autoridades de saúde não tratam o problema com a devida atenção. Quando sentimentos negativos se tornam extremos a ponto de comprometer a qualidade de vida dos pacientes, é fundamental que a vítima receba ajuda. No entanto, isso nem sempre ocorre. Especialistas estimam que, no Brasil, o mal afete diretamente 17 milhões de pessoas — e calcula-se que pelo menos 20% dos deprimidos demorem até cinco anos para buscar auxílio médico."

"Estudos da Organização Mundial da Saúde revelam que cerca de 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado. A doença está entre as quatro maiores causas de incapacidade no mundo e deve se tornar a segunda até o ano de 2021. Os sintomas mais clássicos são apatia, desânimo, falta de interesse ou de prazer nas atividades diárias, dificuldade de concentração, atenção e memorização. Alterações de sono, apetite e libido também são observadas nas pessoas depressivas".

"Uma das consequências mais graves é o suicídio, sem dúvida o quadro mais preocupante da depressão. Em todo o planeta, cerca de 850 mil vidas são perdidas a cada ano devido a essa trágica fatalidade. “É um problema pouco abordado, encarado como um tabu, que mata mais que todas as doenças de todas as áreas da medicina. Para se ter uma ideia, é a maior causa de morte entre jovens nos Estados Unidos. Infelizmente, os números no Brasil não ficam atrás”, diz. Por conta das mudanças hormonais, principalmente no climatério, as mulheres são mais sujeitas à depressão do que os homens, numa proporção de 2 para 1. Mas a mazela, que também acomete crianças, não escolhe classe social".




 9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
11- Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:9,10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário